Trabalhos Científicos
Data limite para recebimento de resumos:
ENCERRADO Divulgação do resultado da avaliação: RESULTADO DISPONÍVEL NA ÁREA RESTRITA DO AUTOR |
- Normas e orientações para o envio de Temas Livres
- Preparando o resumo do artigo original
- Preparando o Caso Clínico
- Preparando o vídeo para a Videoteca Quiz
- Submetendo seu resumo
- Após a submissão
- Instruções aos autores para a apresentação de trabalhos aprovados
- Publicação
- Premiação
- Certificados
- SORTEIO
- Contato
Normas e orientações para o envio de Temas Livres
Os autores poderão enviar trabalhos originais na forma de resumo, relatos de casos e vídeos;
Os trabalhos originais poderão ser selecionados para apresentação oral e pôster digital;
Os vídeos poderão ser enviados para, após a seleção, serem exibidos nos intervalos das palestras, nas discussões de casos, em Totens digitais e aplicativos (Videoteca Quiz);
Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica ou em Pesquisa em Animais. O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.
Preparando o resumo do artigo original
1. Os resumos podem ser preparados em Português ou Inglês;
2. O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, sem ultrapassar o limite de 250 caracteres;
3. O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres (não inclui título e autoria) incluindo espaços;
4. Para os trabalhos originais, o resumo deverá ser digitado em corpo único, de forma estruturada, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão, conforme exemplo a seguir:
TÍTULO: (250 caracteres)
Autores: (Até máximo de 10 autores)
Introdução/Justificativa:
Objetivo:
Método:
Resultados:
Conclusão:
5. Da introdução a conclusão, será permitido o máximo de 2500 caracteres, incluindo espaços e pontuação;
6. Não deverão ser incluídas referências bibliográficas no resumo;
7. A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto, embora possam ser colocadas na apresentação dos casos selecionados;
8. É obrigatório o envio da(s) imagem(ns) e/ou vídeos do trabalho original juntamente com o resumo para avaliação antes da aprovação. As imagens e os vídeos serão avaliados quanto à qualidade, clareza dos achados, relevância e raridade;
9. Antes de submeter o resumo, revise com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos. No entanto, após findo o prazo de submissão, as publicações referentes ao resumo não poderão mais ser modificadas. As informações fornecidas no resumo são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
Preparando o Caso Clínico
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Para os casos clínicos, o formato deve ser: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais;
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Não deverão ser incluídas referências bibliográficas;
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É obrigatório o envio da(s) imagem(ns) do caso clínico juntamente com o resumo para avaliação antes da aprovação. A imagem deve ser enviada no formato e tamanho especificados a seguir: Tamanho Imagem (cm): 19,5 L x 6,5 A ou 6,5 L x 19,5 A (pixels: 737 L x 245 A ou 245 L x 737 A) OU Tamanho Imagem (cm): 6,5 x 6,5 (pixels: 245 x 245) OU Tamanho Imagem (cm): 13 L x 6,5 A ou 6,5 L x 13 A (pixels: 491 L x 245 A ou 245 A x 491 L.
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Será avaliado quanto à qualidade, clareza dos achados, originalidade e raridade.
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Serão selecionados apenas os relatos de casos relevantes que possam contribuir, de forma importante, para a troca de experiência entre os profissionais da área. Recomendamos que sejam enviados casos raros, aqueles com evolução atípica ou com mensagens didáticas importantes.
Preparando o vídeo para a Videoteca Quiz
1. Os vídeos devem ser enviados através de link no youtube, formato MP4;
2. Os arquivos podem ter no máximo 10 segundos e 2MB;
3. Junto com o vídeo, é necessário enviar o caso, que deve conter:
• Nome do autor e do serviço;
• Uma descrição do caso, com uma pergunta no final e 4 alternativas, contendo no máximo, 500 caracteres;
• A indicação da alternativa e um pequeno texto justificando a resposta correta, com até 300 caracteres;
• A pergunta, a justificativa e as respostas não podem conter vídeos ou imagens;
• O caso deve ser enviado em um arquivo de PDF.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ENVIO DOS VÍDEOS:
* O título do Resumo deve ser idêntico ao título do arquivo do vídeo;
* Formatos aceitos: MP4, MOV ou AVI;
* Só será aceito o envio do vídeo online através do link no Youtube;
* Os vídeos aprovados serão automaticamente enviados para a rede de audiovisual do congresso, sem possibilidade de edição ou correção.
* Os filmes que não respeitarem as regras acima serão automaticamente desclassificados;
* O vídeo deverá ser anexado / enviado para o YOUTUBE e, após este envio, copiar (CTRL+C) o link do campo “Incorporar” e colar (CTRL+V) no campo disponível em sua área restrita.
INSTRUÇÕES PARA INSERIR VÍDEO NO YOUTUBE
• Passo 1: Acesse o site www.youtube.com
• Passo 2: Crie uma conta. Se você já tiver uma, siga para o próximo passo.
• Passo 3: Faça login na sua conta.
• Passo 4: Clique no ícone da câmera "Criar" no topo da página à direita. Ele fica perto da barra de busca. Em seguida clique em [enviar vídeos].
• Passo 5: Selecione o arquivo de vídeo ao clicar em [SELECIONAR ARQUIVOS].
• Passo 6: Selecione o arquivo de vídeo e clique em abrir.
• Passo 7: Insira os detalhes solicitados nas etapas [Detalhes] e [Visibilidade]. A informação necessária para envio inclui o título do vídeo e a descrição do vídeo.
• Passo 8: No campo [Visibilidade] escolha as suas Configurações de Privacidade. Selecione a opção de "não listados" (Vídeos não listados não aparecem nos resultados de pesquisa do YouTube, mas podem ser vistos por aqueles que têm o link. Portanto não divulgue o link a qualquer pessoa).
• Passo 9: Clique no botão Salvar. Todas as informações que você inseriu serão salvas quando o seu vídeo terminar de carregar. Quando a barra preencher totalmente, você terá terminado de enviar o seu vídeo para o YouTube.
• Passo 10: Copie o Link do vídeo e cole no respectivo campo do formulário eletrônico do envio de trabalhos no site do evento.
Importante: O autor ou coautor, que submeteu previamente o resumo através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
Submetendo seu resumo
1. O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso;
2. O prazo para submissão dos resumos é: 05/05/2023
3. Na página do congresso, acesse o sistema informando “USERNAME” e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página;
4. É necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. O pagamento poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo em 19/06/2023, com prazo final para efetuar o pagamento em 12/07/2023;
5. O resumo deve ser enviado apenas por um dos autores. Os demais autores do resumo que se inscreverem no congresso NÃO deverão reenviar o resumo já inscrito;
6. Acesse a área restrita, fornecendo seu “login” e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos;
7. Clique no menu "Meus Trabalhos";
8. Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos;
9. Preencha todos os campos do formulário online;
10. Assinale a modalidade preferencial: Apresentação Oral, Pôster digital ou Videoteca. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster digital (apenas com exposição) e os autores serão informados desta decisão;
11.Faça a opção pela categoria que melhor represente o tema de seu trabalho dentre as abaixo:
➢ Ecocardiografia de cardiopatias adquiridas ou de adultos
➢ Ecocardiografia de cardiopatias congênitas
➢ Ecografia Vascular
➢ Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada ou Medicina Nuclear Cardiovasculares
➢ Caso Clínico
➢ Videoteca Quiz
12. Sua opção será avaliada, mas, se necessário for, a Comissão Científica poderá mudar a classificação de seu resumo quanto a este aspecto. Serão aceitos até 3 trabalhos por cada autor inscrito;
13. Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Desconectar".
Após a submissão
1. Todas as comunicações referentes aos trabalhos científicos (aprovações e orientações subsequentes) serão enviadas apenas ao e-mail cadastrado pelo responsável pela submissão;
2. Após a submissão do resumo, será enviado um e-mail automático para o responsável pela submissão, confirmando as informações cadastradas;
3. Verifique se todas as informações estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos). Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, entre em contato pelo HelpDesk/Fale Conosco informando o evento e o problema ocorrido;
4. O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meu Login”. A data prevista para divulgação é 19/06/2023;
5. A Comissão Científica reserva-se o direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa;
6. Em caso de ter o resumo aprovado, o responsável pelo envio do trabalho precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 12/07/2023;
7. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição;
8. Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento;
9. Será emitido apenas um certificado, que deve ser copiado pelo pesquisador responsável e distribuído aos coautores, desde que o autor atenda ao limite de 03 (três) trabalhos por inscrição.
Instruções aos autores para a apresentação de trabalhos aprovados
MODALIDADE TEMA LIVRE (Apresentação Oral):
1. A apresentação oral deverá ser feita, impreterivelmente, em 07 minutos para exposição do trabalho e terá 03 minutos para discussão;
2. Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado;
3. O apresentador deve preparar sua apresentação por meio de slides (PowerPoint);
4. Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor principal e previamente estipulados no programa científico do congresso;
Especificações para preparação e apresentação do Tema Livre Oral:
A- A apresentação de seu trabalho será de 07 minutos para exposição do trabalho e terá 03 minutos para discussão;
B- A apresentação será realizada para dois avaliadores na data e horário descritos em sua área restrita. Para verificar a ordem de apresentação, acesse a programação do Congresso pelo link a ser disponibilizado em breve;
C- Formate seu trabalho em um arquivo PowerPoint, com no máximo 6 megabytes de tamanho total, contendo 10 (dez) slides, seguindo o template;
D- Salve o trabalho no formato original .ppt (PowerPoint);
E- No dia de sua apresentação, compareça com antecedência de 2 horas ao Mídia Desk/Sala VIP para salvar o arquivo no sistema.
Executar os passos de A a E para cada um dos trabalhos aprovados, para apresentação no formato Tema Livre Oral.
MODALIDADE PÔSTER ELETRÔNICO:
1. Esta modalidade será praticada como apresentação para avaliador;
2. A apresentação deve ser realizada em 5 minutos. Para verificar a ordem de apresentação, acesse a programação do Congresso, https://www.congressodic.com.br/programacao/index_track_cronologico.php#topo nos dias 18 e 19 de Agosto.
2. Não é necessária a impressão do banner – os trabalhos ficarão expostos em totens digitais durante todo o congresso;
3. Não há exigência quanto ao número de caracteres, cor ou fonte. Podem ser incluídas figuras e gráficos a critério do autor;
4. O título deverá ser o mesmo do resumo. Usar letras maiúsculas. Centralizar no topo o título, os nomes e qualificações dos autores e instituição onde o trabalho foi realizado;
5. Utilizar fonte de fácil leitura (tipo Arial, Times New Roman ou similar);
6. Utilizar um fundo de cor neutra para que a visualização do texto fique clara;
7. Não é aconselhável utilizar fonte com o corpo menor que 15.
Especificações para montagem e apresentação do E-PÔSTER:
1. O envio do e-poster é pelo link: https://e-poster.com.br/dic2023/.
3. As orientações de confeccção bem como o template do e-pôster estão disponibilizados no link.
ATENÇÃO!
1. Os responsáveis pelos pôsteres deverão estar disponíveis, a postos ao lado do seu respectivo pôster, para que sejam arguidos sobre o seu trabalho – no dia e horário previamente determinados na área restrita do autor que submeteu o trabalho, no menu [MEUS TRABALHOS].
2. O número do painel estará disponível em sua área restrita no campo “Apresentação”. Este número é muito importante, pois, a partir dele é que você saberá em qual totem digital será exibido o pôster para apresentação. Colocar o número do Pôster (fornecido pela organização), de tamanho de fácil visualização, no canto superior ESQUERDO.
MODALIDADE VIDEOTECA QUIZ:
Esta modalidade terá os vídeos disponibilizados no aplicativo do congresso para ampla visualização pelos usuários do aplicativo.
A critério da Comissão Científica, alguns vídeos poderão ser selecionados para exibição entre as palestras, para exibição nos totens ou para discussão interativa com a plateia.
Publicação
Todos os resumos aprovados serão publicados, da maneira na qual foram submetidos, no site do congresso e na Revista Brasileira de Imagem Cardiovascular.
Premiação
Serão premiados os 3 (três) melhores trabalhos originais (na categoria de apresentação oral), o melhor pôster eletrônico, o melhor caso clínico (relato de caso) e o melhor vídeo. Haverá uma premiação em dinheiro, conforme especificado abaixo. Os prêmios serão distribuídos independentemente da área de atuação.
O prêmio JONAS TALBERG será destinado ao melhor trabalho original (na categoria de apresentação oral) do Congresso e receberá um certificado de “melhor trabalho do congresso” pela Comissão Científica.
A condição para receber a quantia em dinheiro da premiação dos melhores trabalhos originais (com apresentação oral) e do melhor pôster será a submissão para publicação na revista do DIC em até 3 meses após o congresso.
Também serão premiados, conforme especificado abaixo, o melhor caso clínico e o melhor vídeo.
Para cada uma das categorias, a Comissão Científica realizará a avaliação e seleção.
Os trabalhos serão julgados de acordo com os seguintes critérios, com notas de 0 a 10:
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interesse científico/clínico;
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originalidade;
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metodologia empregada;
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coerência na descrição dos resultados,
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objetivos e conclusões;
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apresentação dos dados e redação.
Também serão avaliadas a raridade na categoria relato de caso e a qualidade das imagens e dos vídeos.
Os prêmios em dinheiro serão pagos conforme descritos a seguir:
1. Prêmio JONAS TALBERG: destinado ao melhor trabalho original apresentado no Congresso: R$ 5.000,00;
2. Segundo melhor trabalho original: R$ 3.000,00;
3. Terceiro melhor trabalho original: R$ 2.000,00;
4. Melhor Pôster: R$ 1.000,00;
5. Melhor caso clínico (relato de caso): R$ 1000,00;
6. Melhor vídeo (Videoteca Quiz): R$ 500,00.
O mesmo primeiro autor não poderá receber mais de um prêmio acima.
PREMIAÇÃO TRABALHOS
Melhor Vídeo:
Título: Hipoplasia de folheto posterior mitral: achado ocasional em adulto
Autores: PAULA GOMES RABELO; Natália Oliveira; Tamara Katina; Renato Braulio; Fernando Carvalho Neuenschwander;
Instituição: INSTITUTO ORIZONTI
Melhores Caso Clínico:
Título: A challenge diagnosis in a rare presentation of left ventricular pseudoaneurysm obstructing left ventricular inflow in the context of acute myocardial infarction
Autores: JANINE DAIANA STURMER; Raphael dos Santos Silva; Willer Cesar Bica; Gabriel Soder; Tiago Hansel Basile Vigil; Renata Pibernat de Moraes; Mathias Silvestre de Brida; Rodrigo Moraes Reis
Instituição: HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ
Melhor Pôster:
Título: Impacto Clínico Da Avaliação Da Reserva De Fluxo Miocárdico Na Identificação Da Causa Da Dor Precordial
Autores: Ronaldo de Souza Leao Lima; Andre Bezerra; Claudio Domenico; Andrea Rocha de Lorenzo
Instituição: UFRJ
Terceiro melhor trabalho original:
Título: STRAIN DO VENTRÍCULO DIREITO NA DOENÇA DE CHAGAS
Autores: JOSÉ MARIA DEL CASTILLO; Leonardo Godoy de Mello Mota; Michael Vitor da Silva; Mariana Peixoto Carvalho de Alencar; Carlos Mazzarollo; Antonia Dulcineide Medeiros Sena; Carlos Antonio da Mota Silveira; Djair Brindeiro Filho; Amanda Valerio Galindo; Caio Guedes de Sousa
Instituição: ESCOLA DE ECOGRAFIA DE PERNAMBUCO (ECOPE) E UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)
Segundo melhor trabalho original:
Título: Valores de referência de parâmetros ecocardiográficos estruturais e funcionais para a população brasileira: avaliação de câmaras esquerdas - Estudo de Normais - DIC
Autores: ANA CLARA TUDE RODRIGUES; Gabriel Doreto Rodrigues; Marcelo Salame; Fabiana Camelier de Assis Cardoso; Adelino Parro Junior; Ana Cristina Camarozano; Salustiano Pereira de Araujo; Fabio Canellas Moreira; Alex Felix; Marcelo Luiz Campos Vieira
Instituição: HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN
Prêmio Jonas Talberg:
Título: Denervação autonômica, Hipoperfusão miocárdica e Fibrose podem prever Arritmias Ventriculares nos estágios iniciais da Cardiopatia Chagásica?
Autores: ADRIANA SOARES XAVIER DE BRITO, Renata Junqueira Moll-bernardes; Martha Valéria Tavares Pinheiro; Gabriel Cordeiro Camargo; Fabio Paiva Siqueira; Adriana Pereira Glavam; Sergio Altino de Almeida; Fernanda de Souza Nogueira Sardinha Mendes; Paulo Henrique Rosado-de-castro; Andrea Silvestre de Sousa
Instituição: INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA
Certificados
Após o término do Congresso será conferido certificado online do trabalho aprovado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site.
Para imprimir ou fazer o download, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.
Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.
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Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão emitidos seguindo a ordem cadastrada de autores;
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Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e participar do evento para receber o certificado posteriormente;
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Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha participado do evento, um dos coautores (que participou) pode solicitar a transferência do certificado através do “HelpDesk” do site do congresso;
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É necessário respeitar o limite máximo de trabalhos submetidos por inscritos.
SORTEIO
"Envie seu tema livre para o 12º Congresso do DIC e concorra a uma inscrição gratuita para o evento"
Regras:
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Será realizado o sorteio de 1 (uma) inscrição gratuita para o 12º Congresso do DIC dentre os autores que enviarem seus temas livres (e que sejam aprovados) até a data limite de submissão (05/05/2023);
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Concorrerá ao sorteio apenas o primeiro autor do tema livre;
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Apenas os temas livres APROVADOS poderão concorrer ao sorteio;
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O sorteio será realizado no dia 22/06/2023, após a divulgação do resultado da avaliação dos temas livres, prevista para o dia 19/06/2023. Será atribuído um número para cada tema livre aprovado e o número sorteado corresponderá ao autor do tema livre contemplado com a inscrição gratuita para o congresso;
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No momento da submissão do tema livre, o autor responsável pela submissão deverá estar inscrito no congresso, porém não é necessário efetuar o pagamento da inscrição naquele momento. O pagamento poderá ser feito após a divulgação do aceite do tema livre em 19/06/2023, com prazo final para efetuar o pagamento em 12/07/2023;
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O autor contemplado pelo sorteio que já tiver efetuado o pagamento da inscrição para o congresso receberá o ressarcimento do valor pago;
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Caso o primeiro autor do tema livre sorteado já tenha a sua inscrição gratuita por outro motivo, o benefício da gratuidade poderá ser transferido a outro autor do mesmo tema livre à sua escolha.
Confira o resultado do sorteio de uma inscrição cortesia para o 12º Congresso do DIC nas nossas redes sociais, no Instagram e Twitter.
Vencedor do Sorteio: HENRIQUE TURIN MOREIRA.
Contato
Em caso de dúvida, entre em contato com Paula Campos pelo e-mail paula.campos@ccmgroup.com.br.
TELEFONE:
+55 11 99307-8956
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Segunda a sexta-feira, das 08h às 18h